Você sabe o que é a síndrome de Burnout? Entenda abaixo sobre o que é, e como tratar.
A síndrome de burnout nada mais é que um distúrbio psíquico, mais caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho extremamente desgastantes, dentre as profissões que mais possuem estatísticas altas são policiais e professores, são os mais atingidos pela síndrome.
O mal do século?
O médico Freudenberger, um médico americano descreveu como síndrome do esgotamento profissional em 1974, sendo registrado no grupo 24 do CID-11 como um dos fatores que mais influenciam a saúde ou até mesmo o contato com serviços de saúde, entre eles os problemas relacionados a emprego e desemprego, e sua principal característica é normalmente o estado de tensão emocional e estresse crônico, causado diretamente pela condição profissional, sendo físicas, emocionais e até mesmo psicológicas extremamente desgastantes.
A síndrome se manifesta em pessoas com a profissão que necessita de um envolvimento interpessoal e intenso, tais como profissionais da educação, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais e até mulheres que enfrentam dupla jornada, correm o risco de desenvolverem especialmente a síndrome do esgotamento profissional, ou mais conhecida como burnout.
Quais são os principais sintomas de burnout?
- Ausências frequentes no trabalho
- Agressividade “gratuita”, ou não.
- Mudanças bruscas de humor
- Ansiedade
- Situações depressivas
- Lapsos de memória frequentes
- Isolamento
- Palpitação
- Crises de asma
E existem outros diversos sintomas que não estão listados aqui, mas caso você se identifique com esses sintomas, e outros não identificados, o ideal é que procure ajuda profissionais, pois o burnout como uma doença psicológica, tem o mesmo efeito que a depressão, podendo causar distúrbios gastrointestinais, causados principalmente pela ansiedade.
Diagnóstico e Tratamento de Burnout
O diagnóstico é normalmente clínico e leva muito em consideração o levantamento histórico do paciente em questão, e o envolvimento e realização no trabalho, levando em consideração a realização pessoal ou a não realização, pois o trauma causado pela falta de realização pode ocasionar também sintomas semelhantes a de depressão e desgaste profissional. É realizado um teste ao questionário, baseado na Escala Likert, com respostas psicométricas que auxiliam a estabelecer um diagnóstico mais concreto.
O tratamento da síndrome inclui o uso de remédios antidepressivos e psicoterapia em conjunto com os exercícios físicos regulares, e também exercícios de relaxamento que são a peça principal e recomendado por diversos profissionais, para aliviar e controlar os sintomas.
O que fazer para evitar o burnout?
Contrate uma terceirizada para diminuir os processos que somente você pode resolver, encontre um bom profissional de soluções administrativas para organizar e reorganizar sua vida profissional, seu negócio não precisa ser um peso a se carregar.
Busque por um profissional ou uma empresa terceirizada que consiga organizar seus processos, tornando tudo mais leve e tranquilo.
Não hesite em procurar por ajuda profissional, a saúde mental é muito importante, tanto quanto a física!
Já sabe a hora de parar e descansar, não é mesmo?
Contrate uma terceirizada especializada para ajudar neste processo e cuide-se.